Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Projecto Psico-educativo: Escolinha de Xadrez e de Desenvolvimento Cognitivo e Social.


Vem aprender ou praticar Xadrez e melhora o teu rendimento escolar e o teu relacionamento com os outros



As origens do Xadrez remontam a várias hipóteses que podem ser consultadas mais abaixo.
A sua extrema popularização levou a que deixasse de ser um jogo de Nobres e Reis para que rapidamente entrasse na comunidade alargada de pessoas interessadas por desafios cognitivos.

Qualquer praticante de Xadrez sabe que, ao contrário do que por vezes é dito por quem não conhece o jogo, estamos a falar de uma actividade altamente activa, interactiva e empolgante até.
Nos últimos anos, o desenvolvimento da prática do Xadrez em idades cada vez mais precoces tem sido não só aconselhado, como implementado em centenas de associações, escolas, clubes, etc., à volta do mundo.

Vários cientistas, praticantes e educadores são unânimes ao afirmar que o Xadrez é uma actividade de eleição para desenvolver a inteligência como um todo, controlar a atenção, controlar a agressividade, apoiar no relacionamento com os outros, cumprir regras, desenvolver a capacidade de aceitar vitórias e derrotas como parte de um contínuo que é viver adequadamente em sociedade, etc.

Assim, apresentamo-vos a nossa escolinha de Xadrez e de Promoção Cognitiva e Social.

As sessões serão realizadas de acordo com a disponibilidade individual de cada membro, havendo contudo sessões semanais, às quartas-feiras, das 16:00 às 19:00.
Podem inscrever-se iniciados ou jogadores que conhecendo as regras do Xadrez queiram desenvolver a prática desta modalidade.

Todavia, salienta-se aqui que o principal objectivo deste projecto não é a criação de um momento de ocupação de tempos livres como por exemplo uma actividade extra-curricular, mas sim a aprendizagem e desenvolvimento da prática do Xadrez como uma estratégia psicopedagógica, socializante e terapêutica.

Idade mínima para participação: a partir dos seis anos de idade.
Inscrição (endereço e telefones do gabinete)

O coordenador do Projecto, Professor Doutor Luís A.C.R. Maia.

Jogador Federado pela Federação Portuguesa de Xadrez


___________
O JOGO DE XADREZ COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
http://www.scribd.com/doc/13103985/O-JOGO-DE-XADREZ-COMO-ESTRATEGIA-PEDAGOGICA-PARA-CRIANCAS-COM-PROBLEMAS-DE-APRENDIZAGEM
Para conhecer a história, significados e regras consultar http://www.cescapi.com/guia/xadrez.htm